Como escolher instrumentos musicais de sopro?

625

Às vezes é difícil dar o primeiro passo, ainda mais quando falamos em instrumentos musicais, pois somos inundados de marcas, modelos e tipos.

Podemos ter cordas, percussão, cordas percutidas, cordas friccionadas e por aí vai.

Contudo, hoje traremos uma outra família de instrumento, os aerofones, ou instrumentos de sopro, bem conhecido tanto na música erudita quanto na popular pelo uso da flauta transversal e sabemos que boa parte de quem está lendo esse texto pensou exatamente nesse instrumento quando falamos que o assunto seria sopro.

E é sobre eles que queremos falar e dar algumas dicas de como escolher e comprar o seu instrumento de sopro, então leia e anote, ainda mais se você quer começar a sua jornada nesse segmento.

MAS SOPRO NÃO É SÓ A FLAUTA

A grande família

Não nos limitamos nas flautas somente, a família dos aerofones é bem grande!

Por isso vale lembrar que, a flauta é um dos instrumentos musicais mais antigos da humanidade, a princípio para imitar pássaros e hoje em dia para meditação, entretenimento e outras coisas.

Então dividimos essa grande família em mais duas: madeiras e metais.

Cada uma com suas particularidades e vantagens e desvantagens.

Temos desde as famosas flautas transversais e flautas doces nas madeiras até trompetes e trombones nos metais.

Se parássemos para listar tudo, seria comprido demais e a curiosidade por conhecer cada instrumento levaria esse assunto a uma série de posts muito extensa.

 

Saiba para onde quer ir

O objetivo e sua afinidade são pontos cruciais na escolha!

Para quê você quer o instrumento e de tudo o que você ouve e aprecia o que mais lhe chama a atenção?

Responder a essas perguntas fielmente te dará uma boa indicação inicial para onde você deve concentrar seus esforços.

Obviamente que nem sempre estamos certos daquilo que queremos, mas a experiência é necessária para poder eliminar dúvidas e se não for aquilo, bom, a busca continua, a música sempre vai tentar te presentear com algo.

 

Então, procure a resposta do porquê você quer tocar tal instrumento.
Seu objetivo é ser um profissional ou somente um amador para saber algo e levar isso como um hobbie?

E procure pesquisar e conhecer melhor sobre o instrumento que deseja, dessa forma você garante que existe um apreço maior por ele do que pelos outros e assim o seu foco em aprender e avançar no aprendizado só cresce.

Você pode gostar dos metais do Ska ou até mesmo do brilho de um Piccolo, ouça muita coisa e se aproxime mais do instrumento que curte.

 

Investir é garantir o avanço

Após ter a garantia que você sabe o que quer é hora de pesquisar e ir atrás do instrumento, pois esse é seu primeiro objetivo, o mais difícil, pois ele irá te tirar da inércia e dar formato ao seu sonho.

Assim como dito anteriormente o primeiro passo é o mais difícil, mas vamos considerar que você já fez isso na hora da escolha do instrumento, pois afunilou tanto as opções que sobrou somente um.

Pois bem, instrumentos baratos são um atrativo e tanto, mas certamente o barato sai caro, ou por falhas de confecção ou porque o instrumento não responde de acordo com o que deveria ou se desejava, então a primeira dica é: conheça boas marcas de flautas para não comprar gato por lebre.

Instrumentos de valores medianos já garantem um bom tempo de estudo e evolução.
Feitos com ajustes mais finos, eles podem acompanhar o estudante por um bom tempo até que seja necessária a atualização do instrumento, já vale a pena o investimento.

No entanto, se você tem a possibilidade de investir mais em um instrumento, invista e claro, se dedique e faça valer a pena.

Mas pesquise!

Não use sempre 100% do seu dinheiro, reserve uma pequena parte para comprar coisas que te auxiliem nos estudos, como um método.

 

Converse, pesquise e peça ajuda

Procure por especialistas, professores ou profissionais naquele instrumento.

Claro que ao vivo é sempre melhor, mas hoje em dia temos vários fóruns com pessoas dispostas a ajudar no que puderem.

No entanto, se você não tem experiência, sempre conte com a ajuda de um profissional.

Vá em lojas e teste, leve um conhecido e aproveitem, procurem por algo que atenda suas expectativas, possibilidade financeira e garante sua evolução e consequentemente faça sua vontade aprender aumente.

 

E por fim

Agora que você já tem as dicas iniciais para escolher e comprar seu instrumento de sopro vá na loja de sua preferência e aproveite, testar é a melhor forma de garantir que irá fazer a compra certa, ainda mais se o assunto é instrumento musical.

Mas se você quer uma ajuda legal mesmo para iniciar nessa jornada, nós da Kaito podemos te auxiliar para que você aprenda e alcance seu objetivo.

E não importa o seu objetivo o importante é sua alma se conectar com aquilo que deseja tocar.

Nos procure então e deixe a música fluir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui