5 dicas para economizar na manutenção do seu violão

1892

Sabia que você pode evitar ter um desgaste prematuro do seu violão?

Confira agora as 5 dicas que preparamos para você.

1 – Cuide da Limpeza

Um violão sujo pode ajudar a corroer os trastes, portanto antes de mais nada evite sujar o seu violão e sempre manuseie com as mãos limpas. Logo após o uso, limpe as cordas com uma flanela seca para retirar os resíduos do suor e se possível, hidrate com um limpador de cordas. É recomendado também a cada 6 meses hidratar a escala com um produto apropriado para evitar o ressecamento.

2 – Guarde em Local Adequado

Muitas vezes a gente acaba de tocar e deixa o violão largado no sofá, encostado na parede, em cima do guarda roupa, etc. Se não guardarmos em local adequado, corremos o risco de ter algumas surpresas desagradáveis como: braço empenado, descolamento do cavalete e tampo empenado.

Para evitar esses problemas nunca deixe seu instrumento exposto a calor e umidade, para isso escolha um local que não tenha essas problemas e pendure em uma parede com um suporte próprio. Você também pode guardar em um estojo térmico.

3 – Cuide da Temperatura

Para você saber qual temperatura adequada, se coloque no lugar do violão. Se você sentir um calor infernal, está na hora de colocar o instrumento em outro local. E nunca deixe seu violão dentro do carro no calor por muito tempo.

4 – Deixe sempre Afinado

Não recomendamos desafinar todas as vezes que parar de tocar, pois o instrumento foi regulado para suportar essa pressão.

Ficar soltando as cordas faz com que o braço se movimente a ponto de desregular o braço do seu violão. Portanto mantenha seu instrumento sempre afinado.

5 – Troque as Cordas

Cordas velhas, além de oxidar as cordas e os trastes, ela também pode criar desgastes prematuros nos trastes, pois corda velha é sinal de corda rígida e rigidez faz com que a pressão aplicada nos trastes seja maior. Acima de tudo cordas novas são sinas de qualidade sonora.

Contato Luthieria e Manutenção em Taubaté

Veja mais:

Dicas: Qual violão comprar?

Como trocar as cordas do violão de nylon?

Como trocar as cordas do violão de aço?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui