Família Kaito – Tradição japonesa em terras brasileiras

634

Soran Bushi é uma canção folclórica japonesa da província de Hokkaido. Era um canto dos pescadores para trazer embalo, força e sincronia no trabalho coletivo.

Ao gritar Soran, Soran, por exemplo, era o momento de transferir o peixe nishin (arenque) da rede para o navio.

Deveria ser uma palavra que quase não havia um significado. Era um grito para se poder ajustar o ritmo, trazer ânimo, mas há pesquisas em que afirmam que a sua raiz provém da língua hebraica.😲

“Yaren” por exemplo, significa “canto alegre” em hebraico, “Soran” significa “cantor solo”, “choi” significa “marchando” e “docoisho” significa “afastar com o poder de Deus”.

Música Popular Tradicional Japonesa – Minyo

O minyo, música popular tradicional japonesa, é a música raiz do Japão e traz consigo o verdadeiro espírito do povo japonês expressado pela voz, pelo ritmo inspirado na natureza, nos movimentos do trabalho durante a pesca ou durante o trabalho na lavoura.

Família Kaito e a preservação da cultura japonesa no Brasil

Em Taubaté, Tsukasa Kaito iniciou o trabalho de preservação da cultura japonesa, com a canção Minyo em 1992, transmitindo inicialmente aos seus filhos, sobrinhos e amigos que hoje dão continuidade ao seu trabalho no ensino musical pelo Brasil e se dedicam para fabricar os instrumentos shamisen e taiko.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui